quinta-feira, 19 de julho de 2012

Brincadeira com pipas já causou 455 quedas de energia no Ceará em 2012

Empinamento de pipa próximo a postes de energia e fios elétricos já causou 455 interrupções do fornecimento de energia em 2012 no Ceará. Em igual período de 2011, a Coelce registrou 338 chamados para a retirada das pipas das linhas de distribuição, sendo que 214 deles deixaram mais de 135 mil consumidores sem fornecimento em todo o Estado.
Além do mal funcionamento da rede provocado pelas pipas que ficam enganchadas na rede elétrica, outro motivo de preocupação para a Coelce são os atos de vandalismo: jogar, propositalmente, objetos estranhos contra a rede elétrica, como pedras e sapatos.
De acordo com a Coelce, empinar arraias ou jogar bola próximo à fiação, além do sério risco de acidentes e mortes, pode deixar ruas, bairros e até cidades inteiras sem fornecimento.
Para que a brincadeira aconteça de forma saudável e sem nenhum acidente, é importante procurar locais abertos – como campos, praias e parques –, longe da fiação elétrica.
Caso a pipa enrole nos fios da rede elétrica, nunca se deve tentar recuperá-la. Durante o resgate de uma pipa, qualquer objeto condutor de energia pode ocasionar um acidente fatal. Por isso, as crianças também não devem se arriscar subindo em muros, postes, linhas de transmissão e construções para resgatar suas pipas.